luciano_katia Posted October 16, 2012 Share Posted October 16, 2012 O estudo Visão Setorial, executado pela diretoria executiva do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), traz análises sobre o transporte de passageiros nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras em agosto de 2012 e o acumulado nos primeiros meses do ano. Ao tabular os números da Anac, a equipe do Sindicato constatou uma retração de 2,65% na demanda de passageiros, em agosto. De acordo com a pesquisa, o desempenho negativo no comparativo mensal vem se repetindo desde o início do ano. Em janeiro, houve crescimento de 3,4% e em fevereiro, de 8,77%. Já nos meses de março, abril e maio, o índice apresenta números negativos: - 2,96%, - 1,7% e - 2,72%, respectivamente. Em junho, por sua vez, a demanda de passageiros cresceu 3,11%. Já em julho, o índice voltou a diminuir com uma retração de 2,33%. Na tentativa de ajustar a oferta de assentos à fraca demanda, as empresas aéreas reduziram a oferta em 3,77% em agosto e 2% de janeiro a agosto. Com isto, o fator de aproveitamento foi 79% no segmento internacional, superando em 0,9 pontos percentuais agosto de 2011 (78,1%). O Snea conclui que “as empresas brasileiras vêm enfrentando dificuldades no mercado internacional em função da crise europeia e da debilitada economia americana. Outros complicadores são: a desaceleração da economia brasileira e o aumento dos custos dos principais insumos setoriais, notadamente devido à variação cambial com a valorização de quase 30% do dólar americano frente ao real (1US$>R$2) e do preço do combustível com o barril do petróleo próximo a US$ 100 coloca forte pressão sobre o valor das tarifas aéreas internacionais”. http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/no-de-paxs-nas-rotas-internacionais-tem-queda-de-265_82236.html Link to comment Share on other sites More sharing options...
LipeGIG Posted October 16, 2012 Share Posted October 16, 2012 Obvio que o cenário externo explica, mas o grande diferencial sem duvidas, vem da desvalorização do Real frente ao USD. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Oxcart Posted October 17, 2012 Share Posted October 17, 2012 Obvio que o cenário externo explica, mas o grande diferencial sem duvidas, vem da desvalorização do Real frente ao USD. Pois é, as companhias aéreas perdem duplamente nesse cenário. Redução no número de passageiros e aumento de custos... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fantinel Posted October 17, 2012 Share Posted October 17, 2012 Perde as cias. aéreas e ganha as exportações, economistas nunca acharam um ponte de equilíbrio. Link to comment Share on other sites More sharing options...
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