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Após fusão, voo da Webjet passa a ter preço de passagem da Gol


leelatim

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24/10/2012 às 06h24min - Atualizada em 24/10/2012

Após fusão, voo da Webjet passa a ter preço de passagem da Gol

 

Após fusão, voo da Webjet passa a ter preço de passagem da Gol

A Gol acabou na última semana com a principal marca da Webjet: a venda de passagens aéreas mais baratas.

 

O site da companhia foi desativado há uma semana. As vendas desde então ocorrem pelo site da Gol.

 

CCR disputa privatização de aeroportos em Portugal

 

Agora, os voos da Webjet exibidos no novo site têm preços de Gol, mais altos.

 

A Folha comparou cinco voos da Webjet, todos a partir do aeroporto de Guarulhos, com saída a partir de 11 de janeiro, daqui a mais de dois meses.

 

O trecho Guarulhos-Salvador pela Webjet estava à venda por R$ 171,90. Em setembro, quando ainda era companhia ultra-low cost (superbaixo custo), ida e volta saíam por R$ 191. No trecho Guarulhos-Galeão, era R$ 197,90 em 11 de janeiro, ante R$ 107, ida e volta, em setembro.

 

Questionada, a Gol declarou que "a precificação [das passagens] é dinâmica".

 

Embora a extinção da política de superbaixos preços reforce críticas de que a Gol teria comprado a Webjet para tirar uma concorrente do mercado e não para passar a explorar o nicho de passagens baratas, analistas afirmam que o aumento era esperado.

 

Dificilmente a companhia aérea poderia repetir a política de preços da Webjet, que estaria operando com prejuízo em alguns voos.

 

"As tarifas, em geral, tiveram redução de 60% nos últimos oito anos e, hoje, tudo aponta para um cenário de crescimento dessas tarifas", aponta Lucas Arruda, da Lunica Consultoria. "A Gol, entretanto, deve manter boa parte dos antigos clientes da Webjet, que passarão a optar pelo parcelamento dos bilhetes"."

 

O Cade autorizou a compra da Webjet pela Gol há duas semanas, condicionando-a a um termo de compromisso. Pelo acordo, a companhia não poderá ter mais do que 15% de cancelamentos de uso de slots (horários para realizar pousos e decolagens) no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em razão da forte presença da Webjet nesse terminal.

 

Segundo o Cade, o acordo não prevê nenhuma regulação da política de preços da companhia.

Fonte:Agencia de notícias Folha de Floripa

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Esse cade é uma piada ! Os preços estão muito mais caros e agora os pobs da web caíram pela metade. Incrível vôos q saíam quase cheios agora com 80 70 pax. Resumindo em um país sério esta compra não seria autorizada ou seria com o compromisso da gol fazer a web crescer separado aproveitando este nicho do mercado. Agora não temos mais esta empresa milhares de trabalhadores na rua e preços mais caros ao consumidor. Parabéns Brasil vc é e sempre será uma vergonha e sempre será o país do futuro sempre será.

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Esse cade é uma piada ! Os preços estão muito mais caros e agora os pobs da web caíram pela metade. Incrível vôos q saíam quase cheios agora com 80 70 pax. Resumindo em um país sério esta compra não seria autorizada ou seria com o compromisso da gol fazer a web crescer separado aproveitando este nicho do mercado. Agora não temos mais esta empresa milhares de trabalhadores na rua e preços mais caros ao consumidor. Parabéns Brasil vc é e sempre será uma vergonha e sempre será o país do futuro sempre será.

 

Compraram pra matar a concorrente e fim de papo, concordo contigo boeing733.

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Alguém duvidava?

 

Tam mata Pantanal, Gol mata Webjet. E ficam reclamando na imprensa do mercado brasileiro. Querem fazer tudo igual sempre e o governo cede às pressões das empresas e permite fusões e compras ridículas como essa.

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Esse cade é uma piada ! Os preços estão muito mais caros e agora os pobs da web caíram pela metade. Incrível vôos q saíam quase cheios agora com 80 70 pax. Resumindo em um país sério esta compra não seria autorizada ou seria com o compromisso da gol fazer a web crescer separado aproveitando este nicho do mercado. Agora não temos mais esta empresa milhares de trabalhadores na rua e preços mais caros ao consumidor. Parabéns Brasil vc é e sempre será uma vergonha e sempre será o país do futuro sempre será.

A função do CADE é garantir que a concorrência seja mantida em caso de aquisição ou fusão de empresas. Não é função do CADE determinar de que forma o resultado da compra vai ser gerido. Isso seria interferência em excesso. Não cabe ao CADE determinar de que forma uma empresa deve posicionar seus preços. O que o CADE verifica é se os mercados atendidos pela empresa resultante vão continuar tendo concorrência. Exemplo: empresa A e B comercializam sabonete em barra. As duas empresas juntas detém 85% do mercado. Numa fusão/compra de A e B, esta empresa vai ter, provavelmente, que vender uma das marcas e talvez até mesmo alguma fábrica para um concorrente de forma a manter o equilíbrio do mercado. Foi o que ocorreu com a BRFoods, junção da Perdigão e Sadia.

 

Normalmente o CADE requer que marcas sejam extintas, vendidas, etc, em nome da concorrência. Até porque manter 2 marcas não garante que a empresa vai concorrer com ela mesma. Pelo contrário. Ninguém vai ter 2 marcas que concorram entre si. Pode ter 2 marcas pra concorrer com os outros.

 

Essa compra seria sim autorizada em qualquer lugar do mundo. O problema todo se resume a participação no mercado. Gol mais Web continua menor que TAM, num mercado onde existem outras empresas (Azul/TRIP) crescendo de forma muito maior. A unica barreira que foi vislumbrada pelo CADE foram os aeroportos que tem já estão no limite de operação. Ai o CADE deu 2 opções para a Gol, abrir mão de alguns horários ou se comprometer a operar com 85% de regularidade, ou seja um índice maior do que todos os outros concorrentes no mesmo cenário. Caso não cumpra, perde o lugar. A Gol optou por usar os horários. Isso vai garantir que haja voos e a tendencia é de queda nos preços, uma vez que o voo terá que existir de qualquer forma.

 

Existe muita incompreensão na atuação do CADE. Existem limites e regras que ele segue. O seu papel é garantir que as regras estejam sendo cumpridas, e não estimular determinadas práticas. Se mudarem as regras, o CADE pode agir de outra maneira.

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Em um mercado com duas grandes empresas e outras 3 menores, a aprovação da fusão pelo CADE, em minha opinião, é um erro. Uma coisa é BrFoods, outra é aviação.

Só que a BRFoods detinha um mercado de frango e suíno muito maior, proporcionalmente, do que Gol e Web juntas. Sem falar que é alimento, muito mais sensível para a população..... De que adiante ter 300 empresas se 1 detém 80% do mercado? Era o caso da BRFoods em algumas áreas de atuação. Qual é a participação da Gol/Web hoje? 35%?

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Quer dizer que o CADE não poderia impor uma cláusula não permitindo a extinção da marca da web!?

 

Neste caso faltou "tino" por parte da GOL. Podendo oferecer ótimos produtos para 3 públicos distintos...

 

Digo 3 , pois, o CEO da empresa em entrevista disse que se gor integrante eles usarão a marca da VRG.

 

Mas quem acredita nisso, não é!?

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Verdade, a BrFoods teria o mercado nas mãos. Mas acho que essas fusões na aviação são um atraso para o mercado.

 

Essas fusões na aviação são um atraso para os passageiros.

Para as empresas, é ótimo.

 

 

Esse cade é uma piada ! Os preços estão muito mais caros e agora os pobs da web caíram pela metade. Incrível vôos q saíam quase cheios agora com 80 70 pax. Resumindo em um país sério esta compra não seria autorizada ou seria com o compromisso da gol fazer a web crescer separado aproveitando este nicho do mercado. Agora não temos mais esta empresa milhares de trabalhadores na rua e preços mais caros ao consumidor. Parabéns Brasil vc é e sempre será uma vergonha e sempre será o país do futuro sempre será.

 

Os POBs caíram pela metade, mas isso não quer dizer que a Webjet estava tendo boas margens quando os aviões andavam lotados.

Em parte, a Webjet criou uma situação artificial de preços. Eu mesmo viajei no ano passado POA-RAO por R$ 9,99 e POA-CWB por R$ 29,99.

Não é novidade para ninguém que os balanços da Webjet sempre foram desanimadores.

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Quer dizer que o CADE não poderia impor uma cláusula não permitindo a extinção da marca da web!?

 

Neste caso faltou "tino" por parte da GOL. Podendo oferecer ótimos produtos para 3 públicos distintos...

 

Digo 3 , pois, o CEO da empresa em entrevista disse que se gor integrante eles usarão a marca da VRG.

 

Mas quem acredita nisso, não é!?

Poder criar uma clausula proibindo a extinção da marca até poderia, mas qual seria o objetivo? Na pratica nenhum.

 

O nosso mercado não é tão grande assim para que uma empresa tenha 3 segmentos.... Ia ser autocanibalismo.

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Poder criar uma clausula proibindo a extinção da marca até poderia, mas qual seria o objetivo? Na pratica nenhum.

 

O nosso mercado não é tão grande assim para que uma empresa tenha 3 segmentos.... Ia ser autocanibalismo.

 

Até porque em termos de segmentação, a marca Varig é que poderia ter sido utilizada.

Gol e Webjet tem conceitos parecidos.

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Na fusão de duas empresas aéreas qual o preço da passagem adotado pela nova empresa?? O maior. E qual o salário adotado?? O menor. Ferram-se passageiros e empregados como sempre

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Antes eram Varig, Vasp, Transbrasil e Cruzeiro.

 

Agora são TAM, Gol, Azul e Avianca.

 

E a aviação brasileira passa a ser como antigamente, sem a qualidade de antes, é claro. Poucas companhias aéras e preços de passagens exorbitantes.

 

Eu simplesmente não entendo. Aqui acontece o oposto do que vemos em outros mercados emergentes como China, Índia, Indonésia......

 

É uma pena!

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Como disse no dia que o site saiu do ar e tive meu argumento criticado (e minha conclusão não tinha nada de extraordinário). A ação do CADE no SDU não tem o menor efeito na concorrência, mas devemos aceitar que não havia muito a se fazer. A Gol eliminou um concorrente, como já disseram, e quem perde é o consumidor. No mesmo dia que a Gol retirou da venda as tarifas da Webjet, as concorrentes subiram os preços das Promos instantâneamente alinhando-os a Gol. A saída da Webjet beneficia todas as companhias aéreas, não só a laranja.

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Que não seja nem 8, nem 80.

Subir os preços, uma hora terão que subir.

E acho que já basta.

Promoções de POA-GRU a 29,90 não dá né?

Isso não é favorável a ninguém, muito menos ao consumidor.

Que sejam justos já está de bom tamanho.

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