Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

sinico.aeronauta

noçao de profundidade - alguém ja' foi reprovado por isso ?

Recommended Posts

Ola' pessoal !

Gostaria de "matar" essa curiosidade :

- entre voces, tem alguém que teve problemas ao fazer os exames médicos e que foi reprovado por nao ter "noçao de profundidade" ??

grato ! ;)

isso pode ser problema para pessoas que possuem apenas um olho.

Recentemente fiz um pequeno procedimento no olho e usei um tampão no olho, pensa que é mole! Realmente voce perde a noção....

isso pode ser problema para pessoas que possuem apenas um olho.

Nao, Gustavo...

Voce talvez ja' chegou a fazer nos varios exames médicos aquele exame de vista que te mostram cerca de 5 plaquetas acrilicas e cada plaqueta acrilica contém 5 esferas passantes e te perguntam :

- em cada plaqueta, qual é a esfera passante que parece ressaltar mais do que as outras ??

incrivel que pareça, se pra voce todas as esferas nao apresentassem essa ilusao otica, o médico te reprovaria dizendo que voce nao pode ser piloto porque voce nao tem... "noçao de profundidade" !!

captou ? :rolleyes:

Nao, Gustavo...

Voce talvez ja' chegou a fazer nos varios exames médicos aquele exame de vista que te mostram cerca de 5 plaquetas acrilicas e cada plaqueta acrilica contém 5 esferas passantes e te perguntam :

- em cada plaqueta, qual é a esfera passante que parece ressaltar mais do que as outras ??

incrivel que pareça, se pra voce todas as esferas nao apresentassem essa ilusao otica, o médico te reprovaria dizendo que voce nao pode ser piloto porque voce nao tem... "noçao de profundidade" !!

não, pq o teste de profundidade que fazem, pelo menos no HFAB é de uma imagem em 3d (com direito a óculos e tudo).

não, pq o teste de profundidade que fazem, pelo menos no HFAB é de uma imagem em 3d (com direito a óculos e tudo).

entendi...

no inicio da década de 90 no HASP eles usavam as plaquetas acrilicas...

Olá prezados,

Eu tive um problema com esse exame de profundidade, na minha primeira inspeção em 2007 no HASP. Fui reprovado justamente por isso.

Sinceramente, nesta epoca, era este aparelho que você mencionou: cinco plaquetas acrilicas com a esfera que parece ressaltar. Era um grande aparelho com aspecto antigo. o oftalmologista do HASP realizava a pergunta sobre qual parece ressaltar, acho que era assim.

Rodei por este exame apenas, infelizmente, e até hoje não entendi muito bem o que aconteceu. pois fui ao CEMAL, seguindo os trâmites, e fiz novamente este mesmo exame em outro aparelho de aspecto diferente, porém com as mesmas caracteristicas citadas por nós. e fui aprovado. Nunca tive problema de noção de profundidade e etc. Lembro que o oftalmologista do HASP perguntou "se esbarrava com frequência ao visualizar e tocar em objetos". relatei que não, pois não acontecia comigo.

Nao, Gustavo...

Este arcaico exame saido da mente debil de algum medico burocrata ja ferrou com a vida de muita gente, inclusive a minha. Me impediu de ser piloto quando fui fazer o PP em 1981. Graças a Deus ha muito não se usa mais.

É um exame extremamente impreciso, hoje quando fazem é com este que o Omykron citou.

Quando fui refazer o PP em 2005 fiz questão de fazer o teste com os óculos 3d e constatei que nada tinha de errado com minha visão....

No meu caso, o teste só custou uma carreira na aviação....

abs

Prezados CharlieHotel e Bonotto,

muito interessante os vostros relatos...

pensem que fiz o inicial PC em agosto no HASP e, pra minha felicidade (mas também pra minha infelicidade), esse exame com as plaquetas nao me foi feito - por isso a felicidade - mas assim como o Bonotto disse, a mim também me custou "somente" (!) uma carreira na aviaçao... (eis o porque da infelicidade) pqp !

eu passei nos exames nesse ultimo tentativo, mas no inicio da década de 90 "tomei pau" por essa ESTUPIDAGEM, recorri ao CEMAL, sem sucesso...

e, antes que alguém faça algum comentario fora do lugar, no dia 28 de junho de 1997, em Milao (Italia), fui aprovado em todos os exames médicos pra PP (2° classe) e me brevetei em 1998... porque nao me dei por vencido, nao acreditei que nao poderia ser piloto, nao aceitei aquela reprovaçao do kct e sobretudo nao aceitei de ir na clinica privada da mulher do médico do HASP que me reprovou... é isso mesmo !! ele me indicou de ir na clinica da mulher dele pra ver se...

na época, tinha passado na teoria pra PP, o curso teorico eu tinha feito la' no Aeroclube de Limeira, onde trabalhei também...

voces entenderam em quantas carreiras foram injustamente negadas, obstruidas por um exame assim IMBECIL quanto o(s) médico(s) que o inventaram ??

hoje eu, o Bonotto e muitissimos outros poderiamos estar voando em linhas aéreas por ai, ou nos taxi-aéreos, ou na executiva e ao invés...

é phoda né ?!

obrigado BRASIL !....

ah ! e agradeço a todos os demais pela participaçao !

Na avaliação de condutores consta desse teste no equipamento usado para avaliação, que faz diversos outros testes.

Mas não há qualquer critério especificando o que é estar aprovado ou reprovado.

Então, pra evitar injustiças, esse teste não é realizado.

Na avaliação de condutores consta desse teste no equipamento usado para avaliação, que faz diversos outros testes.

Mas não há qualquer critério especificando o que é estar aprovado ou reprovado.

Então, pra evitar injustiças, esse teste não é realizado.

pois é...

agora nao fazem mais esse teste cretino...

mas no meio do tempo, ajudaram a estragar a vida de muitos (possiveis) excelentes profissionais aviadores !

que se vergonhem os inventores dessa p*rra de exame.

pensaram de fazer algo util mas so' fizeram m. enquanto no resto do mundo aeronauticamente avançado essa p*rra de exame nem existe...

mas voce sabe como é ai no Brasil : certas categorias de "profissionais" (!) pensam de saber mais do que os outros... que vergonha.

Pois é... em 2011 estive no CEMAL e quase fui reprovado também.

O exame é esse mesmo...o aparelho parece um microscópio. Vc coloca o rosto lá e enxerga acho que umas 5 linhas, e em cada uma delas tem círculos,quadrados,estrelas,triângulos. Em cada uma dessas linhas uma dessas figuras parece ressaltar mais do que as outras.

Quando fiz não vi nada ressaltar e então me levaram pra fazer em outro aparelho igual que estava em uma outra sala... não vi nada ressaltar também.

O cara então começou com aquela conversa de que isso era incapacitante coisa e tal e eu comecei a ficar desesperado.

Só sei que eu meti a cara naquele aparelho outra vez...só que fiz mais força contra o visor e movi minha cabeça em vários sentidos procurando uma melhor posição. Funcionou!!! era quadrado...estrela...círculo...tudo em 3D, cada linha tinha um...

Olha...foi um sufoco viu? Acho que esse aparelho não é muito confiável não...

Abraço pessoal!!!

Faço revalidação da saúde há mais de 20 anos e nesse tempo presenciei este teste somente duas vezes. A primeira foi comigo mesmo, em 2009, onde o capitãozinho de m.... que aplicava o exame mandou que eu me sentasse à mesa para tentar identificar qual era o símbolo destacado. É claro que não consegui, pois a máquina não estava calibrada para isso. O capitãozinho então falou que tinha alguma coisa errada com a minha visão, etc, etc, que iria reter minha carteira. Eu respondi que em quase duas décadas nunca tinha passado por este exame, e questionei também porque entre todos os que estavam naquela sala, somente eu deveria passar por aquele teste. Ele então deu uma risadinha de deboche e disse que "ia quebrar o meu galho desta vez".

A outra presenciei ano passado no mesmo hasplixo, com um inicial de PP. Lógico que o coitado também não conseguiu identificar nada, então o tenentezinho de m.....(desta vez era tenentezinho) disse que ele teria que levar um laudo particular atestando sua visão de profundidade e deu o telefone de um oftalmo amiguinho que poderia fazê-lo. Impossível não se revoltar com esse tipo de coisa. No final do exame, conversei com o colega e disse que não se preocupasse, que não havia nada de errado com sua visão, e que não era obrigatório procurar o oftalmo indicado, poderia recorrer a qualquer oftalmo de seu plano de saúde para conseguir tal atestado, que no fim daria tudo certo.

Enquanto uma instituição militar autoritária e arrogante monopolizar as inspeções de saúde no Brasil estaremos sujeitos a esse tipo de pilantragem. Bem vinda a mudança no RBAC que vai permitir a livre escolha dos médicos a quem poderemos recorrer.

gentilissimos JoaoLuis e FlapsUp...

fiquei desgustado pela vossas experiencias seja no CEMAL seja no HASP...

Aqui em Padua desde que comecei a renovar a minha carteira de segunda classe sempre com o mesmo médico que ja' foi o chefe do IML da Aeronautica em Milao e que também foi o médico-chefe que seguiu toda a situaçao pos-tragédia em Ramstein, Alemanha, com as Frecce Tricolori, cuidando dos pilotos que sobreviveram naquele tragico acidente em que morreram mais de 80 pessoas, com esse médico eu ja' cheguei a perguntar sobre esse inadequado teste da profundidade e ele me disse que poderia ser que um determinado Pais os faça porque existiram muitos acidentes por motivo que o piloto tenha errado o angulo de planagem porque nao teria... noçao de profundidade...

Eu nao tenho numeros nas maos ou dados uficiais pra debater sobre essa possibilidade, mas acho que nao é o caso do Brasil, nao !!

Olhem, eu me brevetei aqui na Italia, nunca ouvi falar que esse exame estupido existe por aqui, nunca me encontrei em dificuldade nas aproximaçoes, me ensinaram bem como fazer uma aproximaçao padrao e adequada e veramente descordo que seja verdade que exista tale problema...

e, vendo as testemunhanças de voces, sempre mais me sinto em dizer que seria hora de dar um basta com esse exame besta !

pro bem de todos e dos possiveis aviadores que virao... quem sabe > os nossos filhos...

Pois é sinico.aeronauta, apesar da atual crise, vc vive em um país de primeiro mundo, apesar dos problemas que sabemos que existem na Itália. Me lembro que no início da minha carreira tive o prazer de voar com um Cmte. que tinha uma certa experiência fora do Brasil. Ele me disse: vc é novo, solteiro, tem passaporte europeu, tá fazendo o quê aqui? vai embora costruir a tua carreira na europa! Essa conversa foi há 14 anos. Como me arrependo de não ter seguido aquele conselho...

saindo "um pouco" fora do topico, nao conselho a ninguém de vir aqui na Italia pensando em começar uma possivel carreira na aviaçao !

eu mesmo provei e vi (e ainda vejo) que esse Pais tem sim muita historia na aviaçao, como também na industria aeronautica, mas para por aqui...

aqui também a aviaçao ta' indo de mau pra pior...

fica a dica !

now back to topic.

• Create New...