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[Dúvida] Aluno de PP com CMA 1ª classe?

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No RBAC que regula as escolas (snme 141) existe um formulário de responsabilidade que pelo que entendi substitui a exigência do CMA de 1ª classe. Ele exclui a responsabilidade da escola e da ANAC se posteriormente o aluno não for considerado apto nos exames médicos exigidos para PC/IFR. Mas eu não achei nada disso no RBAC67, aliás lá também não fala qual classe é exigida para cada curso, só diz que cada um terá sua exigência.

 

Antigamente era possível fazer o PC visual todo com CCF 2ª classe. Essa mudança é relativamente recente.

 

E175, tem no RBAC61. O 67 regula somente os exames e médicos credenciados.

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É, me referia ao 61 mesmo, troquei os números. Em parte menciona isso?

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Os RBACs 61 e 67 são muito claros acerca desta questão:

-Para o PP, a gente precisa ter um CMA 2° classe válido.

-Para PC/VFR/IFR, PP/IFR e PLA, a gente precisa de um CMA 1° classe válido.

As Escolas, Aeroclubes e outros similares que fogem desta determinação, podem sofrer punições bem como os alunos pilotos.

 

A maneira que interpretam os regulamentos é que pega. O certo é você ter os certificados logo no início dos cursos práticos.

 

 

SIm cara, mas isso agora (desde 22/06/2012), mas eu comecei a voar o PC antes disso e antes não tinha nada que dizia que não podia.

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É, me referia ao 61 mesmo, troquei os números. Em parte menciona isso?

 

61.95 Requisitos de aptidão psicofísica para a concessão da licença de piloto comercial

(a) O candidato a uma licença de piloto comercial deve ser titular de CMA de 1a classe válido.

 

 

 

SIm cara, mas isso agora (desde 22/06/2012), mas eu comecei a voar o PC antes disso e antes não tinha nada que dizia que não podia.

 

Ai vai da Escola, X-Ray. Existem escolas que colocam como "mínimos internos". Não sei se é legal isso, mas comigo foi assim. Só consegui me matricular com 1° classe.

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Senhores, minha intenção neste post é auxiliar os amigos que estão inciando seus cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial.

 

Sobre os alunos que não querem tirar o CMA (antigo CCF), ai vai um extrato de uma larte do RBHA141:

141.89 - MATRÍCULA

(a) A escola de aviação civil deve dispor, para cada aluno matriculado em curso homologado, dos seguintes

itens:

(1) uma ficha de matrícula, devidamente assinada pelo aluno e pelo diretor da escola, que inclua, pelo menos:

(i) o nome e a filiação do aluno;

(ii) o nome do curso no qual ele está matriculado;

(iii) a data da matrícula;

(iv) dados pessoais e de escolaridade do aluno, cabendo à escola a aferição da veracidade destes da- dos; e

(v) validade do certificado de capacidade física (CCF) do aluno, que varia de acordo com o curso mi- nistrado;

(2) uma cópia da programação das aulas;

(3) uma cópia da relação dos procedimentos e práticas desenvolvidos pela escola com vista à segurança, abrangendo a utilização de suas instalações e equipamentos; quando se tratar de cursos de pilotos, a relação deve incluir procedimentos quanto à operação das aeronaves, além de instruções sobre:

(i) os mínimos meteorológicos exigidos pela escola para vôos solo e duplo;

(ii) procedimentos gerais para partida e treinamento nas aeronaves de instrução;

(iii) procedimentos e precauções contra-incêndio; e

(iv) procedimentos específicos com as aeronaves dentro e fora do aeródromo de instrução.

(b) no início do curso, o aluno deve receber o Regulamento do Curso, mediante recibo, com indicação de todos os aspectos referentes ao curso, como documentação necessária, síntese da programação com todas as atividades da instrução, inclusive, períodos de recuperação e 2a época, atividades extraclasse, freqüência mínima, formas de avaliação, limites mínimos de aprovação, obrigatoriedade de CCF e demais informações específicas a cada curso. Em se tratando de curso de Comissário de Vôo, neste Regulamento deve estar ex- pressa a inteira responsabilidade da escola pela segurança dos alunos nos treinamentos práticos.

© Caso o aluno não tenha completado dezoito anos é necessário a autorização por escrito de seu responsável legal para a matrícula no curso.

[(d) Nos cursos teóricos para obtenção de licenças que exigem aprovação em exame de saúde nos ter- mos do RBHA 67 ou seja, licenças de piloto, mecânico de vôo, comissário de vôo e operador de equi- pamentos especiais, a exigência do parágrafo (a)(1)(v) desta seção pode ser substituída por um “Termo de Compromisso”, assinado pelo candidato, declarando estar ciente de que a obtenção do CCF é obri- gatória para início do instrução prática, que a não obtenção do mesmo por incapacidade física tem como conseqüência a impossibilidade de obtenção da licença pretendida inicialmente e isentando a escola e o DAC de qualquer responsabilidade decorrente de uma eventual não obtenção do CCF.]

 

Tirem suas conclusões e sejam felizes.

Minha recomendação? Tirem logo o CMA que lhe compete.

 

Abrs!

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