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phenon100

fiscalizações de rampa

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estava procurando informaçoes sobre o tema e resolvi criar este topico, so não sei se pertence a este sub-forum.

 

aqui o manual utilizado pelos inspac, oq e como deve ser.

http://www2.anac.gov.br/giso/Manuais/PISOR.pdf

 

agora, para evitarmos ser pegos de calça curta, ou até mesmo para os futuros pilotos da 91, vamos completar aqui oque devemos ter na aeronave para não termos stress.

 

segundo a rbha 91

manual da acft 91.9

 

efetuar teste de vor 91.171 (lanço no diario de bordo a cada 30 dias)

 

documentos obrigatorios 91.203

CA e CM válidos,

NSMA 3-5 E 3,7

apolice de seguro, licença de estação, FIAM IAM

 

extintor 91.205

 

lanterna 91.503

cartas pertinentes as rotas 91.503

 

para ifr ou vfr noturnos cartas de aerovias, tma's, proced iac e sid (atualizados)

 

para voos sobre a agua 50nm colete salva vidas ou outro meio 91.509 (para mais de 100nm exige-se outras coisas a mais)

conjunto de primeiros socorros (apenas recomendado) 91.509

 

 

check list (proced normal e de emergenc) 91.503

 

caso alguém queira contribuir com mais algum dado que tenha faltado, seria otimo. (copiar colar e acrescentar) nao consegui encontrar novamente a parte que falava do porte do CMA, NOTAMS, METEORO etc...

 

abraços.

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estava procurando informaçoes sobre o tema e resolvi criar este topico, so não sei se pertence a este sub-forum.

 

aqui o manual utilizado pelos inspac, oq e como deve ser.

http://www2.anac.gov...nuais/PISOR.pdf

 

agora, para evitarmos ser pegos de calça curta, ou até mesmo para os futuros pilotos da 91, vamos completar aqui oque devemos ter na aeronave para não termos stress.

 

segundo a rbha 91

manual da acft 91.9

 

efetuar teste de vor 91.171 (lanço no diario de bordo a cada 30 dias)

 

documentos obrigatorios 91.203

CA e CM válidos,

NSMA 3-5 E 3,7

apolice de seguro, licença de estação, FIAM IAM

 

extintor 91.205

 

lanterna 91.503

cartas pertinentes as rotas 91.503

 

para ifr ou vfr noturnos cartas de aerovias, tma's, proced iac e sid (atualizados)

 

para voos sobre a agua 50nm colete salva vidas ou outro meio 91.509 (para mais de 100nm exige-se outras coisas a mais)

conjunto de primeiros socorros (apenas recomendado) 91.509

 

 

check list (proced normal e de emergenc) 91.503

 

caso alguém queira contribuir com mais algum dado que tenha faltado, seria otimo. (copiar colar e acrescentar) nao consegui encontrar novamente a parte que falava do porte do CMA, NOTAMS, METEORO etc...

 

abraços.

Junto da sua CHT, impressão da pagina de licença e habilitação (data de vencimento, classe e restrição no ccf)

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Junto da sua CHT, impressão da pagina de licença e habilitação (data de vencimento, classe e restrição no ccf)

 

Apenas como um esclarecimento, aqui no Brasil precisa da impressão da página da ANAC??

Entendo que esta necessidade é apenas para o exterior pois aqui no Brasil no ato da vistoria o inspac deve ter algum dispositivo para consulta dos vencimentos.

Já no exterior já sofri inspeção e um copiloto teve problema por não estar com a página da licensa impressa e teve que dar um jeito para imprimir na hora!

 

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Apenas como um esclarecimento, aqui no Brasil precisa da impressão da página da ANAC??

Entendo que esta necessidade é apenas para o exterior pois aqui no Brasil no ato da vistoria o inspac deve ter algum dispositivo para consulta dos vencimentos.

Já no exterior já sofri inspeção e um copiloto teve problema por não estar com a página da licensa impressa e teve que dar um jeito para imprimir na hora!

de fato deveriam possuir mas não possuem...

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Por volta de 2003/04 eles tinham PDA, até pedi pra ver meu código e tava tudo lá. Deveriam ter algo hoje. De todo modo, eu não ando com tal impressão e em algumas inspeções por aí nunca pediram a mim ou a minha equipe.

 

Tá escrito em algum lugar que preciso andar com aquilo? Caso negativo, não há necessidade.

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Tá escrito em algum lugar que preciso andar com aquilo? Caso negativo, não há necessidade.

escrito eu não lembro de lugar nenhum, mas em cheque de rampa (estavam atrás de cartas desatualizadas), os dois inspacs falaram que como não tinha pda para todo mundo, e por não ter ainda uma ferramenta especifica, sempre andar com a pagina impressa.

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Apenas como um esclarecimento, aqui no Brasil precisa da impressão da página da ANAC??

Entendo que esta necessidade é apenas para o exterior pois aqui no Brasil no ato da vistoria o inspac deve ter algum dispositivo para consulta dos vencimentos.

 

 

É complicado.

Não tem nenhum requisito dizendo que vc tem que andar com a lista das habilitações com validade impressa em nenhum regulamento ou Lei.

Da mesma forma, não existe nenhum requisito ou manual de procedimentos que diga que o INSPAC "deve ter algum dispositivo para consulta dos vencimentos."

 

 

 

Vou ficar quieto agora senão amanhã me exoneram da ANAC...

Mas tem MUITO caroço nesse angu.

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de fato deveriam possuir mas não possuem...

 

Então não podem jogar a responsabilidades para nós, no exterior até entendo mas aqui no Brasil a responsabilidade é deles.

Obrigado pela sua explicação Omykron.

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É complicado.

Não tem nenhum requisito dizendo que vc tem que andar com a lista das habilitações com validade impressa em nenhum regulamento ou Lei.

Da mesma forma, não existe nenhum requisito ou manual de procedimentos que diga que o INSPAC "deve ter algum dispositivo para consulta dos vencimentos."

 

 

 

Vou ficar quieto agora senão amanhã me exoneram da ANAC...

Mas tem MUITO caroço nesse angu.

 

 

Aerobronco,

antigamente tinhamos que portar o CCF em mãos pois o mesmo era de porte obrigatório, apartir do momento que cancelaram o CCF impresso tomaram a responsabilidade para ver se o tripulante está com o mesmo em dia!

A responsabilidade não é do usuário saber se devem ter PDA ou não a obrigação é portar documento e a página impressa por enquanto não é obrigatório.

 

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Até porque um papel simples impresso, pode receber qualquer coisa nos dias de hoje né!!!! Portar essa porcaria e nada.....pra mim é a mesma coisa.

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Aerobronco,

antigamente tinhamos que portar o CCF em mãos pois o mesmo era de porte obrigatório, apartir do momento que cancelaram o CCF impresso tomaram a responsabilidade para ver se o tripulante está com o mesmo em dia!

A responsabilidade não é do usuário saber se devem ter PDA ou não a obrigação é portar documento e a página impressa por enquanto não é obrigatório.

 

Eu sei cara.

 

Mas muitas vezes as decisões são tomadas sem ver as implicações dessa decisão.

A decisão foi tomada por outros motivos e ninguém parou para pensar se o aeronauta tinha que imprimir ou não, ou se o INSPAC vai ter PDA ou sistema que funcione.

 

 

 

 

 

 

 

Voltando ao tópico...

 

 

O checklist do RBAC 91 citado pelo autor do tópico se aplica a todos os tipos de operação de aeronave

 

 

mas dependendo do tipo de operação (121, 135, 141, ...) tem outras coisas adicionais que são verificadas em uma inspeção de rampa, previstas nos respectivos regulamentos.

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Até porque um papel simples impresso, pode receber qualquer coisa nos dias de hoje né!!!! Portar essa porcaria e nada.....pra mim é a mesma coisa.

 

Boeing 737,

realmente o papel é simples e pode receber qualquer coisa mas no exterior não tem vez, este é o papel que deve ser apresentado!

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buenas,

 

sim, coloquei apenas referente a 91, se for 121 ou outra tem muitas outras coisas. não sei como funciona na linha acho que deve ter alguem que faz.

 

91.5

 

Todas as licenças e certificados de habilitação e qualificação requeridos pelos parágrafos (a) e (b) desta seção devem estar em poder de seus respectivos detentores, devem estar dentro de seu prazo de validadee devem ser apresentadas aos INSPAC, quando requerido. (acho que se o inspac quiser complicar por não se estar portando a copia da pag da anac, ele pode)

 

 

não encontrei sobre obrigatoriedade do kit selva (uma vez me disseram q se for fazer voo para regiao de selva deve se declarar no plano pois seria obrigatorio) mas so encontrei ref colete salva vidas e botes.

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Copiei do site da ANAC, se alguém quiser é só entrar e ver o extrato pessoal, a obrigação é a licença se o inspac terá ou não condições de saber se está tudo válido não é problema dos tripulantes e se multarem algum por estar sem este extrato dá um belo processo!

 

 

 

"Este Extrato não substitui a Licença, que deverá ser portada pelo seu titular, em toda operação ou tarefa. Os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação vigente."

 

 

 

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Em relação a obrigação das cartas.. Voando pelo 91, Jeppesen pode ou só as brazucas?

No IPAD nem pensar né?

cartas aprovadas para o uso. snme no brasil é decea e jeppesen.

iPad é garantia de multa.

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não encontrei sobre obrigatoriedade do kit selva (uma vez me disseram q se for fazer voo para regiao de selva deve se declarar no plano pois seria obrigatorio) mas so encontrei ref colete salva vidas e botes.

Selva não é obrigatório se a aeronave tiver ELT instalado e operando.

 

Abs!

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estava procurando informaçoes sobre o tema e resolvi criar este topico, so não sei se pertence a este sub-forum.

 

aqui o manual utilizado pelos inspac, oq e como deve ser.

http://www2.anac.gov...nuais/PISOR.pdf

 

agora, para evitarmos ser pegos de calça curta, ou até mesmo para os futuros pilotos da 91, vamos completar aqui oque devemos ter na aeronave para não termos stress.

 

segundo a rbha 91

manual da acft 91.9

 

efetuar teste de vor 91.171 (lanço no diario de bordo a cada 30 dias)

 

documentos obrigatorios 91.203

CA e CM válidos,

NSMA 3-5 E 3,7

apolice de seguro, licença de estação, FIAM IAM

 

extintor 91.205

 

lanterna 91.503

cartas pertinentes as rotas 91.503

 

para ifr ou vfr noturnos cartas de aerovias, tma's, proced iac e sid (atualizados)

 

para voos sobre a agua 50nm colete salva vidas ou outro meio 91.509 (para mais de 100nm exige-se outras coisas a mais)

conjunto de primeiros socorros (apenas recomendado) 91.509

 

 

check list (proced normal e de emergenc) 91.503

 

caso alguém queira contribuir com mais algum dado que tenha faltado, seria otimo. (copiar colar e acrescentar) nao consegui encontrar novamente a parte que falava do porte do CMA, NOTAMS, METEORO etc...

 

abraços.

 

... Lembrando que as cartas devem estar no AIPMAP atualizadas e o check list deve ser original (voce pode ter um feito pelo proprietario ou operador mas deve esta a bordo o original), tomei dura neste ultimo item em uma rampa no SBJR.

Aeronaves de instrução deve ter a palavra: "Instrução" pintada e não adesivada (pessoal do AECB ficou sem voar por 2 dias até pintar tudu rsssss).

Rotaer não é obrigatorio mas ja vi cobrarem em rampa é bom ter.

 

Resumindo, sempre verifiquem, todos os dias no primeiro voo sempre pq um dia, o mecanico tira a pasta, voce abre a pasta, coloca em cima da mesa e depois nao lembra de volta pro avião e passa a voar sem os itens obrigatorios.

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