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icez

Daltonismo de grau leve pode impedir a CCF 1ª Classe?

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Tirei meu CMA ontem, 2º classe, PP. Fui cagando de medo pois tinha atestado Daltonismo no Ishiara. Fui em três oftalmologistas e fiz um teste de cores chamado Farnsworth que consiste em organizar as cores em degradê. Nesse teste eu acertei a ordem com o olho direito e errei uma cor no esquerdo (o que está na marge de erro clínico). No Ishiara eu acerto algumas apenas.

 

Se fosse dar ouvidos aos Oftalmologistas eu não teria nem ido tirar meu CCF de 2ª classe. Quando cheguei no perito ele fez o Ishiara e constatou alteração, mas eu expliquei que era leve e mostrei meu teste de Farnsworth. Ele disse que estava tudo certo mas mesmo assim eu o indaguei se isso iria me atrapalhar no futuro. Ele começou a apontar para objetos e me perguntar a cor, e eu acertei todas. Então ele disse que eu não teria problema com CMA daqui para frente caso o Oftalmologista siga as regras da ANAC (cores básicas, etc).

 

O meu medo é não conseguir tirar o CCF de 1ª classe ou então quando me candidatar para uma empresa de LA ela me recusar por haver esse "defeito"... Estou cursando Ciências Aeronáuticas e é um curso difícil e muito caro... não quero ver meu sonho, dinheiro e esforço todo jogado no lixo por causa de uma bobagem como essa.

 

 

 

Resumindo:

1) Mesmo tendo a CCF 2ª sem observações, saúde perfeita salvo dificuldade em enxergar na tabela Ishiara (separadamente enxergo normalmente).

2) As companhias aéreas costuma boicotar profissionais com essa característica? Vou ficar sem emprego?

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eu deixei de fazer o PP em 2001 devido a isso.

Todo mundo me assustou que nao iria chegar a lugar nenhum... e realmente não cheguei...mas por falta de tentativa!

Hoje fico só aqui nos foruns sonhando com a oportunidade voltar!

 

boa sorte!

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RBAC67.

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No Hasp eles te dão uma tabelinha com as cores azul, vermelho,verde e amarelo caso tenha dificuldade com a tabela de ishihara.Vai sem medo que é muito tranquilo e diga logo seu problema ao oftalmologista.

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Daltonico NÃO pode voar profissionalmente! Alguma duvida mandem MP q eu passo e-mail do meu primo...

abç

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Icez,

 

Tenho amigo daltônico leve (misturava verde com vermelho) que voou na Varig, Embraer e está na Azul, muito bem e obrigado.

 

Depende muito do grau.

 

Até monocular(cego de um olho) tem voando.

 

Boa sorte na sua promissora carreira!

 

Abcs,

 

Sydy

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RBAC 67

 

67.99

© O candidato deve atender aos seguintes requisitos visuais:

(5) deve reconhecer as cores misturadas nas tabelas de senso cromático ou, no mínimo, as cores básicas isoladas usadas em aviação;

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Até monocular(cego de um olho) tem voando.

 

Sydy, que o diga o Comandante Carlos Dardano, que nao é cego de um olho mas tem um olho de vidro porque levou um tiro na cara em voo e perdeu o olho esquerdo. Quando ele pousou com um 737 novinho, novinho da TACA, com os dois motores parados numa area pantanosa que pertence a NASA la' nos EUA e salvou todos os pax, em 1988....

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Conheço vários cmtes e copilas com esse problema,aqui no Brasil não tem problema nenhum,porém na china ouvi dizer que no exame deles não passa.

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os senhores vão me desculpar, mas pra mim, o RBAC 67....como UM TODO...foi a bola MAIS DENTRO que a ANAC já deu...parece que foi feito de piloto para piloto!!! O ÚNICO deles!

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Caros amigos,

 

Segue meu relato.

 

 

Tenho CCF ( CMA ) desde 1998. Sou comandante de uma linha aérea nacional atualmente. Tive e tenho até hoje o mesmo problema que nosso amigo com o teste de Ishihara desde meu primeiro contato com o Hospital da Aeronáutica.

 

Também questionei os Doutores da época sobre meu futuro e me responderam exatamente igual responderam pra você.

 

Essa semana fui revalidar minha CMA e hoje em dia até brinco com os doutores quando me pedem pra realizar este teste. Porém questionei seriamente para ela se algum dia terei problema de encanarem comigo durante minha revalidação. A mesma foi clara e respondeu.... – NÃO!!!

 

Então meu amigo e outros que sonham em sentar na esquerda de uma aeronave.

 

Keep Dreaming, Keep Flying....

 

Abraços Fixed Wing

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Prezados,

Sou Cmte de linha aerea e fiz meu CMA de PLA inicial no CEMAL ha uns 3 anos. Foi detectado a dificuldade na tabela de Ishiara. Fiz o exame com as cores separadas. Foi tudo ok, porem o medico me mostrou umas cores com tonalidades, o que não e previsto pelo RBAC 67( cores basicas isoladas ).

Tudo ok, aprovado. No ano seguinte foi bem mais tranquilo, com uma oftamologista que seguiu a regra.

Ano passado, o mesmo oftalmo do inicial com a mesma historinha, me falando que eu tinha dificuldade com cores, mas aprovado.

Faço exame no CEMAL ha 15 anos e nunca me pediram pra fazer este exame, apenas nos iniciais, porem agora é requisito básico. Consultando oftamologista de confiança, o mesmo me informou que tanto a discromatopsia, tanto quando o daltonismo aprofundado são genéticos. Não tem como vc adquirir isso, vc nasceu assim e provavelmente seus filhos não irão nascer com esta deficiência.

Outra obseravção que este ofatlmo de confiança me falou foi que tabela de Ishiara tem que ser lida com luminosidade, o que não fazem no CEMAL.

Enfim, para os candidatos a inicial de qualquer categoria, consultem seu oftalmo, façam os testes todos,inclusive o de profundidade, o qual tem dado problemas no exame médico. E se ainda estiverem na dúvida façam o inicial em clinica particular

A grande verdade é se você fazer a aviação do jeito que tem que ser feito, dentro das normas da ANAC, regras, RBAC, manuais da empresa, você dificilmente terá problemas. Vai ter uma carreira de sucesso. As únicas pessoas que podem realmente acabar com nossa carreira é Junta da aeronautica e seus respectivos médicos. Entao, vale a dica!!!

Um abraço

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As únicas pessoas que podem realmente acabar com nossa carreira é Junta da aeronautica e seus respectivos médicos. Entao, vale a dica!!!

Um abraço

 

Eu achei isso um pouco injusto. A junta está la para seguir os procedimentos de avaliação contidas nas suas respectivas ICA e RBAC.

Infelizmente não podemos contar com jeitinhos, ajudas, panos quentes e afins das juntas, pois eles estão colocando em cheque suas carreiras nas forças armadas e principalmente a ética cobrada em uma área tão importante da medicina.

Tenham certeza, que sempre que podem, as juntas e DIRSA fazem o possível para dar parecer positivo aos candidatos com alguma deficiencia ou limitação.

A recomendação é sempre buscar os melhores especialistas, para estes levantarem um histórico do seu problema e assim poder encaminhá-lo de forma apropriada aos hospitais.

Aviação requer saúde e bom senso. Não adianta tentar mascarar um problema, pois um dia ele será causa de alguma ocorrência.

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Colega E-195. Concordo com você. Não podemos e não temos direito de mascarar nada, apesar de sabermos que tem Cmte com 130 kgs voando ( o mesmo tem esquema ), e colega que toma insulina por causa da diabetes ( cmte ha 30 anos que perdeu a carteira porque os contatos dele aposentaram da aeronautica ).

O que eu deixo aqui é minha sugestão aos candidatos com "problemas", para que leiam o RBAC 67, entendam do seu problema, procurem seu médico especialista, efetuem exames, tenham em mãos sempres seus laudos. Não estou aterrorizando ninguem, mas estou dando minha opinião, pois faço exame médico há uns 15 anos, e vejo que nem sempre eles seguem o critério de diferenciação de piloto civil de piloto militar. Por isso, repito, ta na dúvida, faça em clinica particular, pelo menos o seu Inicial.

Abraços

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Não sei se tranquilizam vocês, mas eu tenho esse mesmo problema e fiz meus exames no HASP , tive um pouco de dificuldade com a tabela de ishihara então me deram aquela tabela com as cores isoladas, foi tudo OK.

 

Tenho um colega que tenho esse mesmo problema e está em uma CIA.

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...e vejo que nem sempre eles seguem o critério de diferenciação de piloto civil de piloto militar...

Abraços

 

Isso mesmo. Esse é que acaba sendo o "problema".

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Ressuscitando o tópico para não criar outro!!!

 

Vamos supor que consiga o CMA 2ª classe em clinica credenciada ANAC, e na hora de tirar o CMA 1ª classe eu fique reprovado. O médico do CEMAL pode alegar que eu não deveria ter "passado" na 2ª classe, tendo em vista que eu não fiz no CEMAL a classe anterior?

 

Caso eu obtenha no CEMAL, não tem justificativa ele me reprovar na outra classe.

 

O que vcs acham?

 

abs

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Ressuscitando o tópico para não criar outro!!!

 

Vamos supor que consiga o CMA 2ª classe em clinica credenciada ANAC, e na hora de tirar o CMA 1ª classe eu fique reprovado. O médico do CEMAL pode alegar que eu não deveria ter "passado" na 2ª classe, tendo em vista que eu não fiz no CEMAL a classe anterior?

 

Caso eu obtenha no CEMAL, não tem justificativa ele me reprovar na outra classe.

 

O que vcs acham?

 

abs

 

Eu acho pouco provável que te reprovem no CEMAL, pois o teste aplicado lá é o mesmo do aplicado em clínicas e em outros hospitais.

Nunca revalidei em hospital aeronáutico, mas conheço pessoas com o mesmo problema que fizeram o inicial numa boa (no CEMAL mesmo).

Meu único medo é que a ANAC mude as exigencias quanto a visão de cores para pilotos tornando-nos inaptos, mas não sei se isso é permitido. Alguém sabe se já ocorreu algo parecido aqui no Brasil? As exigencias relacionadas a determinada patologia aumentarem, fazendo vários pilotos perderem o CMA?

 

Obrigado

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Eu acho pouco provável que te reprovem no CEMAL, pois o teste aplicado lá é o mesmo do aplicado em clínicas e em outros hospitais.

Nunca revalidei em hospital aeronáutico, mas conheço pessoas com o mesmo problema que fizeram o inicial numa boa (no CEMAL mesmo).

Meu único medo é que a ANAC mude as exigencias quanto a visão de cores para pilotos tornando-nos inaptos, mas não sei se isso é permitido. Alguém sabe se já ocorreu algo parecido aqui no Brasil? As exigencias relacionadas a determinada patologia aumentarem, fazendo vários pilotos perderem o CMA?

 

Obrigado

Isso é pouco provável que ocorra, a não ser que comprovem que a inaptidão para enxergar cores (seg voo) seja prejudicial para o exercício da profissão.

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Eu acho pouco provável que te reprovem no CEMAL, pois o teste aplicado lá é o mesmo do aplicado em clínicas e em outros hospitais.

Nunca revalidei em hospital aeronáutico, mas conheço pessoas com o mesmo problema que fizeram o inicial numa boa (no CEMAL mesmo).

Meu único medo é que a ANAC mude as exigencias quanto a visão de cores para pilotos tornando-nos inaptos, mas não sei se isso é permitido. Alguém sabe se já ocorreu algo parecido aqui no Brasil? As exigencias relacionadas a determinada patologia aumentarem, fazendo vários pilotos perderem o CMA?

 

Obrigado

Mas acho que isso seria ilegal, não?

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Mas acho que isso seria ilegal, não?

 

Não é ilegal contanto que ela tenha uma base e justificativa valida para alterar o RBAC 67 nesse quesito, mas no caso de quem ja tem a carteira da uma boa briga judicial ;)

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