Jump to content

Parlamentares apresentam a Moreira Franco projeto de construção de aeroporto internacional em Porto Alegre


teiacontabil

Recommended Posts

Parlamentares apresentam a Moreira Franco projeto de construção de aeroporto internacional em Porto Alegre

 

 

Brasília, 10 de abril de 2013 - O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, deverá se reunir com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, para discutir o projeto de construção de um aeroporto internacional a ser construído próximo à região metropolitana de Porto Alegre.

Franco se comprometeu a debater o assunto com Tarso Genro, em data ainda não definida, durante audiência com parlamentares do Rio Grande do Sul, liderados pelo deputado Ronaldo Zulke (PT), integrantes do Comitê Pró- Aeroporto Internacional 20 de Setembro.

Moreira Franco considerou irrefutável a viabilidade econômica do aeroporto, mas antecipou que, por questões de legislação, o governo do Estado deverá liderar o processo elaborando todo o planejamento de acordo com as regras de ocupação e uso e solo dos municípios gaúchos.

“Para ser viável é fundamental que o processo seja liderado pelo Estado”, reforçou. Acrescentou que, definidos os papeis dos governos federal, estadual e municipal, a Secretaria de Aviação Civil, juntamente com a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em suas respectivas áreas de atuação, darão apoio para que o processo de construção do novo aeroporto ocorra de forma rápida.

Durante a reunião, o ministro disse que o governo federal tem levado sua preocupação sobre o uso e a ocupação dos solos a todos os governadores.“ As áreas metropolitanas estão sendo alvo de ocupação acelerada e os aeroportos estão sendo engolidos. Isso gera insegurança para a população e também para os voos”.

Ao defender a construção do novo aeroporto, os parlamentares afirmaram que o terminal viabilizará voos de carga diretos para Europa e Estados Unidos, além de permitir ligação com os países dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Argumentaram também que o Aeroporto Salgado Filho opera no limite de sua capacidade, sendo que o esgotamento poderá ocorrer entre cinco e seis anos. Em dez anos, citaram, o número de passageiros do Salgado Filho chegará a 23 milhões, o dobro do atual.

Fonte: http://www.aviacaocivil.gov.br/noticias/2013/04/parlamentares-apresentam-a-moreira-franco-projeto-de-construcao-de-aeroporto-internacional-em-porto-alegre

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade