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PRASK Apresenta Crescimento de 16% no Mês de Março/2013 e GOL Mantém Estratégia de Redução de Oferta


ZUD

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http://www.mzweb.com.br/gol2009/web/download_arquivos.asp?id_arquivo=021BF259-AFCC-427D-85DF-5EAC80C8F3EB

 

O PRASK líquido apresentou aumento em 16% na comparação com março/12*. No 1T13, o PRASK atingiu crescimento em cerca de 12%. A estratégia de redução de capacidade completa um ano e esse é o quinto mês de aumento consecutivo de dois dígitos do PRASK.

 

Mercado Doméstico

Em março, a GOL continuou com sua estratégia de racionalização da oferta e apresentou uma redução de 9,8% na oferta do mercado doméstico em função da parada das atividades da Webjet. O menor patamar da queda da oferta frente aos meses anteriores se deu em função da estratégia de redução da oferta ter iniciado no mês de março/2012.

A taxa de ocupação no mercado interno apresentou ligeira queda de 0.9 p.p frente a março/2012, atingindo 65,3% no período. Devido à redução de oferta citada acima, a demanda no período apresentou redução de 11,1% comparada ao ano anterior.

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Desempenho do 1º Trim igual ou pior que o 4º Trim/12. Mais 500 milhões de prejuízo...ficando monótono isso.

 

.........4ºT12........1ºT13

ASK 12.354 - 12.329

RPK 8.612 - 8.219

Yield 21,76 - 21,5/22,00 = 21,75

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Break Even Load Factor, quanto precisa de ocupação para equilibrar receita vs. despesas. Segundo a Gol no último trimestre de 2012 era 81,1%.

 

Antes que alguém diga " mas o PRASK aumentou 16% em março, e 12% no trimestre", já levantei no 1º trim. 2012 era de 13,75 centavos, então no 1º trim. 2013 foi de 15,40 centavos. Na prática o que isso quer dizer:

 

Como o PRASK é a receita líquida dividido pelo ASK, então a Receita Líquita do primeiro trim. foi R$1.898,7 (0,154 x 12.329,3). Só para comparar a receita do 4º trim. de 2012 foi de R$1.873,7. Então esse aumento de PRASK na verdade representou aumento no faturamento com passageiros de apenas R$25 milhões. Como os ASKs são praticamente idênticos nos dois últimos trimestres, a despesa deve ser muito próxima. Logo esse aumento de Prask não foi suficente para reverter o prejuízo na operação. Outro detalhe, o litro do combustível médio do 4º trim. de 2012 estava em R$2,40. No 1º trim R$2,425. Então a despesa de combustível deve ter subido 1% ou seja R$9,3 milhões. Não tem jeito deve ter dado um prejú bem próximo do resultado passado....

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Break even do 4t12 foi de 81% por causa dos custos com WebJet, principalmente com manutenção dos aviões para devolução, com certeza voltou no patamar dos 70%.

Só ver o aumento nos custos do 4T12 com relação a manutenção e pessoal (demissoes).

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