Jump to content

Ministério Público investiga Azul e Decolar

marsig

Recommended Posts

Autor(es): Por Maíra Magro | De Brasília

Valor Econômico - 17/04/2013

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MP-DF) abriu um inquérito civil público para analisar as taxas cobradas por companhias aéreas e sites de venda de viagens no reembolso de passagens, em caso de desistência. A investigação, que pode se transformar em uma ação judicial contra o setor, foi instaurada contra a Azul e o site Decolar.

O motivo foi a reclamação de uma consumidora que recebeu reembolso de só 40% do valor da passagem após o cancelamento. "Entendemos que é necessário analisar esses percentuais cobrados pelas empresas aéreas, para verificar eventual afronta ao posicionamento dos tribunais", disse o promotor Guilherme Fernandes Neto, da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do MP-DF, que instaurou o inquérito.

Segundo ele, há decisões judiciais estipulando que esse tipo de multa não pode superar 10%. As empresas aéreas afirmam que as multas são fixadas em contrato. Dependendo da conclusão, o inquérito pode resultar numa ação civil pública contra as empresas aéreas. Segundo Fernandes, a lei não estipula uma multa máxima em caso de desistência, mas o Código de Defesa do Consumidor poderia ser usado por analogia.

No ano passado, a Justiça Federal no Pará obrigou cinco companhias a aéreas a cobrar no máximo 10% de multa no caso de desistência da viagem e reembolsar o que foi cobrado a mais nos últimos cinco anos. Mas a decisão foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1a Região, com sede em Brasília, que ainda não julgou o mérito da ação.

Procurada pelo Valor, a Azul respondeu que não comenta procedimentos judiciais. A Decolar informou que não foi comunicada oficialmente sobre o inquérito, mas que adota as políticas de alteração e cancelamento determinadas pelas companhias aéreas.

Dependendo da classe da passagem recebe-se zero no cancelamento, mesmo que feito com boa antecedência.

Quanto à Despegar.com não faço comentários.

Todo mundo quer tarifa promocional de até R$ 50,00 se for o caso, mas ninguem

para pra ler as regras das tarifas. Quanto mais promocional, maior a multa.

Era muito bom, vc compra uma passagem por R$ 50,00 e na véspera pede reembolso

integral, daí vem a pergunta e o prejuizo por aquele lugar não mais ser ocupado????

Tem coisas que tem lógica, o que vem sendo aprovado no senado é para tarifas normais,

tarifas promocionais tem multa sim.

Há outras situações.

Não aconteceram comigo porque só adquiro passagens diretamente com as aéreas.

Aconteceu com amigos que iludidos com certas vendas da Submarino, não prestaram atenção e acabaram comprando passagens com data de retorno errada, tipo ida em 23/12 e retorno em 26/03 do ano seguinte...

Ao verificarem o engano tentaram solicitar a alteração e a AZUL ainda tentou cobrar a mais (além do que já estava pago) para cancelar a passagem.

Concordo que ninguém lê as letrinhas miúdas que na época que estava presidente da república Itamar Franco tentou mudar para tamanhos maiores.

Já a Descolar/Despegar.com é campeã de reclamações juntamente com outras do tipo no site Reclame Aqui.

Qual a vantagem de comprar nesses sites?Pra mim eles simplesmente n existem rs...Nunca os considero na hora da compra...Vou direto no site das aéreas.

Além de tudo cobram do passageiro a comissão que as aéreas não pagam para eles...

Algumas dessas empresas compram passagens nos leilões das aéreas. Essas passagens podem encalhar e então acabam liquidando, mas é difícil. Só compram no leilão aquilo que lhes vai dar muito lucro além das taxas que cobram.

Toda empresa deve ter lucro masssssss.......

Qual a vantagem de comprar nesses sites?Pra mim eles simplesmente n existem rs...Nunca os considero na hora da compra...Vou direto no site das aéreas.

Em alguns casos específicos a associação Voo+Hotel sai um pouco mais em conta. Além disso, às vezes esses sites conseguem montar uma passagem que o site das cias não consegue, geralmente multi-cidades.

Ontém comprei um trecho com meu nome por acidente, era para comprar para minha esposa, liguei no call center, 5 minutos tava resolvido, sem multa, sem valor adicional, e olha que comprei no valor promocional... Quanto ao Decolar....

Em alguns casos específicos a associação Voo+Hotel sai um pouco mais em conta. Além disso, às vezes esses sites conseguem montar uma passagem que o site das cias não consegue, geralmente multi-cidades.

Pois é, mas essa flexibilidade está cada vez mais presente nos sites das aéreas.

O da KLM por exemplo, consigo comprar Open Jaw e especificar a classe tarifária de cada perna (assim, por exemplo, se quero a volta com total flexibilidade, posso escolher assim)

Nas brasileiras nunca tentei, mas é mais raro para mim ter um bilhete doméstico 'complicado'

opa! vc tem q reformular sua frase! qualquer agência de viagem tem voo+hotel um pouco mais em conta, além disso, o agente consegue fazer milagre e te colocar no voo que nem seu conhecido na cia aérea consegue, multi-cidades, com interlines de outras cias aéreas + uma única forma de pagamento, sem falar de ter uma pessoa para pedir ajuda sem passar por menu eletronico. E se vc for um bom cliente, ganhar um vinho caro de presente no final do ano!

haters gonna hate! hahaha

ps: a situação das OTA's (online travel agencies) ta de tal forma no Brasil, que a minha agencia mais outras de pequeno porte para nos proteger estamos entrando com ação coletiva contra essas empresas. Recebi hj a representação e creio que vou topar entrar. Já que abav da vida protege essas empresas, as operadoras e as agencias grandes estão nem ai, nos temos que mudar alguma coisa, pq a qualidade de viagem dos ultimos 3-4 anos caiu e caiu muito!

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade